Estava cursando Ciência da Computação quando minha professora pediu para ralizar um trabalho sobre sistemas de Gestão de Conteúdo para internet. Um destes sistemas era o Joomla e felizmente meu grupo foi escolhido para apresentar sobre este tema.
Foi muita coincidência pois na mesma semana havia comprado o Caderno de Informática do jornal Estado de Minas e li uma fantástica matérias sobre esta ferramenta que era utilizada para a construção de sites. Adquiri também um CD com vídeo aulas da versão 1.5 do Joomla e pude aprender como utilizar a ferramenta.
Resumidamente, conheça um pouco mais:
O Joomla foi criado para facilitar a construção de sites de forma rápida e eficiente e gerar menos custos, auxiliando na administração e construção de conteúdos web, facilitando até mesmo para quem não é perito nessa área.
Em resumo o Joomla, é uma espécie de “esqueleto” de website pré-programado e com vários recursos, de fácil manutenção e administração via web, possibilitando inclusive seu acesso via qualquer dispositivo com acesso à internet.
Para ter um site em joomla, é necessário registrar um domínio, contratar um plano de hospedagem e fazer sua instalação no servidor web contratado. Depois basta acessar o painel de controle de qualquer navegador de internet, informar seu login e senha e publicar seus conteúdos de forma simples e dinâmica, sem a necessidade de programar uma linha de código. É possível criar páginas, menus, adicionar imagens e vídeos quando quiser.
O Joomla possui várias funcionalidades. É possível por exemplo cadastrar usuários para ter acesso restrito ao conteúdo de seu site. Existem também funcionalidades de criação de formulários, galerias de fotos, fóruns de discussão e até mesmo acoplar uma loja virtual.
No menu “Administrar Temas”, é possível instalar e alterar os modelos do seu site, sem ter que refazê-lo todo novamente. É como trocar de roupa.
Várias empresas estão adotando o Joomla como plataforma de seus sites pois não é necessário ser nenhum programador ou expert de tecnologia para utilizar o Joomla. Isso faz com que o custo de manutenção do site caia significativamente.
Veja alguns cases:
Depois que conheci o Joomla, comecei a desenvolver sites para empresas e profissionais liberais com esta plataforma. Tinha alguns casos onde meus clientes queriam que eu fizesse o site e eles mesmos pudessem realizar a inclusão e alteração de novos conteúdos no site. Desta forma passei a ofertar também a construção do site e treinamento para sua manutenção.
Para quem procura uma fonte de renda extra, trabalhando em suas horas vagas, aprender Joomla para construir sites pode ser uma excelente alternativa.